EDUCAGILE | Métodos Ágeis para Educação
A metodologia ágil é um modelo e uma filosofia que propõe alternativas à gestão de projetos tradicional e tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. Surgiu da necessidade indústria de software de resolver alguns problemas, como a diferença entre as necessidades do cliente e o tempo das entregas, que acabavam gerando mudanças no escopo do projeto e aumentando o custo final do trabalho.
Então que em 2001, numa reunião de 3 dias, um grupo de desenvolvedores documentou o que chamaram de Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, ou simplesmente Manifesto Ágil.
Um dos métodos ágeis mais populares é o Scrum, que ao ser adaptado a realidade educacional, foi nomeado de eduScrum. Antes de falarmos sobre eduScrum, e como os Métodos Ágeis podem ser usados na educação. Que tal entendermos o que significa cada um desses termos.
Esse post se propõe a isso, dar a você a possibilidade de conhecer novos recursos para aplicar em seus projetos educacionais.
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Ao adaptar o Scrum para o ambiente educacional (eduScrum) consideramos principalmente que a interação face a face é a maneira mais eficiente e eficaz de comunicação em uma equipe. Mesmo que a tecnologia possa apoiar essa relação, o contato direto entre os membros da equipe segue sendo o mais recomendado.
Dar o ambiente adequado para que os estudantes criem as relações necessários para que possam apoiar-se uns aos outros e desenvolver as habilidades e competências necessárias, é mais e melhor do que seguir protocolos e processos engessados.
Os estudantes aprendem de forma autônoma e colaborativa quando são orientados por um(a) educador(a) que lhes diz “O QUÊ” precisam aprender e deixa-os livre para decidir “COMO” irão fazê-lo.
Grande parte das interações escolares é definida por negociações complexas, em todos os níveis. Poucas vezes ocorre colaboração verdadeira entre as partes interessadas. A colaboração como um valor para a Aprendizagem Ágil diz respeito a fazer com que os envolvidos aprendam com os ciclos de atividades, colaborando entre si e iterando. Promover o compromisso com a excelência e não com cumprir planos negociados e impostos verticalmente. Esse compromisso, irá levar a uma constante colaboração, proavitidade e compromisso de todos.
Aprendizagem significativa é, sem dúvida, a melhor métrica de desempenho em equipes ágeis. Apesar de não ser descartado o uso de testes padronizados, a aprendizagem significativa leva em consideração que o estudante relaciona seu aprendizado com seu conhecimento prévio, onde vive e a comunidade a sua volta e este aprendizado lhe será útil também em outros contextos. Preparar o estudante para estar aprender durante toda a experiência de sua vida e estar adaptado a mudanças repentinas é mais importante do que prepará-lo para uma única prova que definirá o seu grau de conhecimento adquirido.
Historicamente, planejar e seguir o plano sempre foram as bases da educação, operando com base no modelo de fábrica do século XIX em que nossas escolas públicas foram fundadas. Pouco mudou desde então. É sempre tentador planejar minuciosamente para obtermos o máximo de controle e não deixar que nada fuja dele. Porém, vivemos em uma era de mudanças (ou uma mudança de era), onde as coisas são Voláteis, Incertas, Complexas e Ambíguas e a habilidade de adaptar-se a essas mudanças pode fazer grande diferença no aprendizado e na vida de nossos estudantes. No momento atual é um mito acreditar que planos maiores oferecem mais controle, muito pelo contrário, quanto mais planejamos, maior a probabilidade de nossos planos darem errado. O mindset que precisamos desenvolver é o de influenciar o futuro e não prevê-lo. Com esse mindset os estudantes estão mais adaptados e empoderados para tomar decisões que possam corrigir sua trilha de estudo e aprendizado.
Veja abaixo quais são, segundo FILATRO e CAVALCANTI (2018) os 12 Princípios da Aprendizagem Ágil baseados nos 12 Princípios do Manifesto Ágil, são:
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação SA, 2018.SUTHERLAND, Jeff et al (ed.). Princípios por trás do Manifesto Ágil. 2001. Disponível em: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html. Acesso em: 01 jun. 2020.Me chamo Clérice Rodrigo de Moura, sou apaixonado por educação. Graduado em Web Design e Programação (UNISUL), pós-graduado em Mídias na Educação (UFRGS). High Tech Evangelist. Amo testar e compartilhar experiências de uso com inovações metodológicas e tecnológicas. Professor de Informática Educativa no EF. Empreendedor e professor em cursos profissionalizantes na @infinityeducacao. Google Innovator - turma BRZ19.