Aprendizagem Ágil

Um pouco mais sobre Aprendizagem Ágil. Vantagens, Objetivos, Benefícios,..

aluno OU estudante 

Muito se fala em aprendizagem centrada no aluno, aprendizagem autônoma, como será o aluno do futuro, como formar alunos autônomos, o que é e como alcançar essa tal autonomia do aluno.

Muito além do que pode significar cada palavra, precisamos separar papéis: o Aluno e o Estudante.

Aluno é frequentar a escola, fazer as atividades, estudar para provas, o que em boa parte das vezes se dá nas vésperas.

Estudante é muito mais do que isso, é prestar atenção nas aulas, perguntar de forma interessada, fazer as atividades e reforçar os conteúdos vistos em sala de aula, estudando todos os dias, muitas vezes por conta própria de forma autônoma.

Aprendizado centrado no aluno OU O aprendizado no centro

Os métodos ágeis aplicados a educação, como o EduScrum, fortalecem essas características. Faz o aluno trilhar o caminho para ser um estudante, ativo, curioso, inovador e, principalmente, autônomo.

Não estamos falando de aprendizagem centrada no aluno, que conceitualmente é excelente e tem muito a contribuir. Estamos falando de colocar o aprendizado no centro. O eduscrum traz ferramentas para "aprender de forma mais inteligente, melhorar a colaboração entre os atores do processo de aprendizagem e desenvolver inteligência interpessoal e intrapessoal. Confiança, autonomia, disciplina, liberdade, responsabilidade, liderança e trabalho em equipe também são habilidades altamente desenvolvidas com o uso do framework eduscrum.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Veja também "O guia Eduscrum" em https://slabstatic.com/prod/uploads/oui3ndfr/posts/attachments/xLCuigobwu1hBam5R8Rntsb9.pdf

#eduscrum #eduscrumbr #metodoagil #agileschool #agileclassroom #educagile #scrum #agilidade #googleei #brz19 #googleinnovator #googleforeducation #innovatorsbr #pedagogiaágil #aprendizadocentradonoaluno #studentledlearning

COMECE PELOS PILARES

Métodos Ágeis - Comece pelos Pilares

Um bom ponto de partida é desenvolver a cultura, inclusive, mudar definitivamente a palavra usada na sua comunicação, substituindo o termo aluno, que pressupõe que será necessário um mestre ou uma pessoa que ensine a esse aluno, e passar a usar a palavra estudante. Uma pequena mudança de comportamento que pode trazer grandes resultados. A partir daí, partimos para desenvolver uma cultura que fortaleça alguns pilares das Metodologias Ágeis que se encaixam, perfeitamente, na educação. Vamos a um dos mais importantes:


TRANSPARÊNCIA

Imaginem na relação entre Educador e Estudantes, fique registrado de forma clara o que é esperado de cada um dos papéis. Qualquer parâmetro, como: grau de aprendizagem ou qualidade esperada nos materiais entregues pelos estudantes fique totalmente claro e, ao compreender essas condições, seja feito um “aceite” desses parâmetros e níveis de qualidade. Isso é TRANSPARÊNCIA em uma abordagem usando aprendizagem ágil. Esses aspectos e parâmetros devem ser definidos e expostos para educadores e estudantes (em alguns casos gestão escolar e comunidade em geral) promovendo o engajamento e participação de todos os envolvidos.

No Guia do eduScrum, encontramos dois exemplos:

● Uma linguagem comum ao processo deve ser compartilhado por todos os participantes;

● Aqueles que executam o trabalho (estudantes) e aqueles recebem (educadores) os produtos de trabalho devem compartilhar uma comum definição de "Concluído".

Como manter a transparência durante o processo?

No caso do eduScrum, usamos o “Flip” ou eduScrum Board que é um quadro onde ficam visíveis todas as informações: Backlog, A Fazer, Fazendo e Feito (Comece com essas informações, veja mais em Kanban), Definição de Divertido, Definição de Concluído, Burndown Chart, etc.. .

#eduscrum #eduscrumbr #metodoagil #agileschool #agileclassroom #educagile #scrum #agilidade #googleei #brz19 #googleinnovator #googleforeducation #innovatorsbr #pedagogiaágil #aprendizagemágil #agilelearning #aprendizadocentradonoaluno #studentledlearning

Métodos Ágeis - Comece pelos Pilares

INSPEÇÃO

Na Aprendizagem Ágil, os envolvidos (educadores, estudantes e comunidade escolar) devem frequentemente inspecionar os materiais produzidos para promover a transparência e acompanhar o progresso em direção das metas de aprendizagem para detectar desvios indesejáveis. A inspeção deve ser o suficiente para trazer benefícios à aprendizagem e não excessivas a ponto de atrapalhar o trabalho.

O uso de ciclos curtos (Sprints) de aprendizado, para que possam ser usadas de momentos de revisão e retrospectiva favorecem a inspeção coordenada e regular.

Responder a perguntas como: “O que correu bem? O que pode ou deve ser feito melhor? O que não devemos mais fazer? Que medidas vamos tomar no próximo Sprint?” também contribuem para o pilar de inspeção.

No Manifesto das Escolas Ágeis, são colocados 12 princípios a se seguir. Dentre eles, alguns contribuem para reforçar o pilar da Inspeção:

Valor 6: As escolas ágeis reconhecem que o método mais efetivo de transmitir informações para e dentro de uma equipe é a interação face a face. Ao cultivar esse valor, promover a transmissão de informações dentro da equipe, apoiado pela transparência nos requisitos e no progresso da aprendizagem, sem dúvida teremos estimulado o pilar da Inspeção.

Valor 11: As melhores ideias e iniciativas emergem de equipes auto-organizadas. Uma equipe que se auto-organiza, auto-inspeciona, portanto tenham claro a manutenção do pilar da Inspeção, produzirá melhores ideias, iniciativas e por consequência, aprendizagem.

Valor 12: Em intervalos regulares, as equipes refletem sobre como se tornar mais eficazes, depois sintonizam e ajustam seu comportamento como necessário. Ao inspecionar e refletir, criamos uma conexão com o terceiro pilar, a Adaptação. Não perca o próximo post.

#eduscrum #eduscrumbr #metodoagil #agileschool #agileclassroom #educagile #scrum #agilidade #googleei #brz19 #googleinnovator #googleforeducation #innovatorsbr #pedagogiaágil #aprendizagemágil #agilelearning #aprendizadocentradonoaluno #studentledlearning #inspeção

Métodos Ágeis - Comece pelos Pilares

Depois de estabelecer os pilares TRANSPARÊNCIA e INSPEÇÃO, passamos ao último:

ADAPTAÇÃO

Focando no aprendizado do estudante, após determinar as metas de aprendizagem e a forma como vai se atingir essas metas, tanto estudante quando professor deve inspecionar e analisar frequentemente o processo. Detectado um ou mais aspectos que podem criar desvios ou dificuldades no alcance dos objetivos, estes devem ser ajustados o mais rápido possível. Adaptação e mudança rápida é o principal objetivo de uma abordagem usando Métodos Ágeis na Educação.

O Princípio nº2 do Manifesto das Escolas Ágeis diz: “Mudanças nos requisitos são bem recebidos, mesmo ao final de um ciclo de aprendizagem, em benefício dos estudantes e suas famílias”. Tratamos desse princípio aqui: https://www.instagram.com/p/CA53navBXSx/?igshid=a00dz79zpn9r

O aprendizado deve estar sempre aberto a adaptação e a mudanças. Os “gatilhos” para mudanças podem vir das mais diversas fontes, seja detectado por um estudante, educador ou outro membro envolvido no processo de ensino-aprendizagem através de inspeção, ou um evento de relevância mundial: crises, guerras, pandemias, exploração espacial, aquecimento global, etc., ou até necessidades locais como campanhas de arrecadação de alimentos ou agasalhos, ajuda às comunidades carentes, dentre tantas outros temas que podem e devem ser incorporados ao processo de aprendizagem sempre que isso representar benefícios aos estudantes e suas famílias. O que vale é inspecionar o desenvolvimento dos envolvidos e adaptar-se rapidamente às necessidades.

A importância da ADAPTAÇÃO também é representada no Manifesto Ágil em seu 4º Valor: “Adaptar-se às mudanças mais que (ao invés de) seguir um plano”, já falamos sobre isso por aqui https://www.instagram.com/p/CAga79lhkBb/ e no Princípio 12 citado no post sobre o pilar INSPEÇÃO e que também nos leva a desenvolver a ADAPTAÇÃO.

#eduscrum #eduscrumbr #metodoagil #agileschool #agileclassroom #educagile #scrum #agilidade #googleei #brz19 #googleinnovator #googleforeducation #innovatorsbr #pedagogiaágil #aprendizagemágil #agilelearning #aprendizadocentradonoaluno #studentledlearning #adaptação 

Sobre o autor

Me chamo Clérice Rodrigo de Moura, sou apaixonado por educação. Graduado em Web Design e Programação (UNISUL), pós-graduado em Mídias na Educação (UFRGS). High Tech Evangelist. Amo testar e compartilhar experiências de uso com inovações metodológicas e tecnológicas. Professor de Informática Educativa no EF. Empreendedor e professor em cursos profissionalizantes na @infinityeducacao. Google Innovator - turma BRZ19.